Por onde começar a fazer a prova de 1ª fase da OAB? ~ Recurso 2ª Fase OAB - Mapa do Direito
Recurso 2 fase OAB

Recurso 2 fase OAB - Mapa do Direito

14 julho, 2015

Quem está se preparando para a 1ª fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, deve saber que o exame é composto por 80 questões de 17 disciplinas diferentes, e que a banca (de forma maldosa na minha opinião), não separa a prova por disciplinas.

Ou seja, desde a 1ª questão, até a questão 80, não há nenhum tipo de informação sobre qual é a disciplina das questões seguintes. Assim, fica mais difícil a vida dos candidatos que preferem selecionar as matérias que desejam responder primeiro.

Felizmente, a FGV procura colocar as disciplinas quase sempre na mesma ordem, que atualmente é a seguinte:

1 a 10: Ética
11 e 12: Filosofia
13 a 19: Constitucional
20 a 22: Direitos Humanos
23 e 24: Internacional
25 a 28: Tributário
29 a 34: Administrativo
35 e 36: Ambiental
37 a 43: Civil
44 e 45: ECA
46 e 47: CDC
48 a 52: Empresarial
53 a 58: Processo Civil
59 a 64: Penal
65 a 69: Processo Penal
70 a 75: Trabalho
76 a 80: Processo do Trabalho
Então surge a dúvida: Devo resolver as questões pela ordem da prova, de 1 a 80, ou dividir por disciplinas e resolver primeiramente as questões que tenho maior conhecimento? Essa é uma dúvida que divide grande parte dos candidatos e também dos professores, e, infelizmente, não há uma resposta definitiva.
Eu particularmente, sempre gostei de dividir as disciplinas, e responder primeiro as matérias que tenho maior afinidade, e deixar as disciplinas "pequenas" para o final. Gosto dessa forma pois o meu desempenho ao responder provas cai muito após as 2 primeiras horas, então nessas horas iniciais procuro acertar o maior número possível de questões.

- A escolha é pessoal
Entretanto, essa escolha deve ser feita com base nas características pessoais de cada pessoa. A minha sugestão é que você faça um teste em casa. Ao realizar seu próximo simulado, tente identificar as disciplinas e anotar na prova, e responda pela ordem de conhecimento que você tem em cada matéria.

Se você gastar mais de 10 minutos para identificar as disciplinas, talvez seja melhor seguir a ordem da prova e não se preocupar com isso, pois esse tempo pode ser precioso no final, principalmente se você costuma utilizar todas as 5 horas para a realização da prova, lembrando ainda do tempo necessário para marcar o gabarito.
Por outro lado, se você tem leitura dinâmica, e consegue facilmente identificar as disciplinas, e tiver certeza que esse tempo dispendido não irá prejudicar no resultado final, separar as matérias pode ser uma boa opção para aumentar sua produtividade durante a prova.
- Inicie sempre por Ética
Independente da forma que você resolver realizar a prova, isso é algo que você deve decidir ANTES do dia da prova, e não algo para ser decidido na hora da prova, e lembre-se, Ética é, sem dúvidas, a disciplina mais importante do exame, então vale a pena SEMPRE iniciar a prova resolvendo suas 10 questões.

Boa prova!
"Planejamento e disciplina formam a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações."