O segredo para acabar com a ansiedade antes do Exame da OAB ~ Recurso 2ª Fase OAB - Mapa do Direito
Recurso 2 fase OAB

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28 junho, 2015

A prova de 1º fase do XVII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, será realizada no dia 19/07/2015, ou seja, daqui há 20 dias. Conseguir controlar a ansiedade nessa reta final, pode ser determinante para concluir de forma adequada os estudos, e garantir uma boa preparação para a realização da prova.

Entretanto, muitos candidatos têm uma enorme dificuldade em conseguir controlar essa ansiedade, eu inclusive sofri muito com esse fenômeno. Coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, sensação de vazio no estômago, são sintomas claros de que a ansiedade está presente, interferindo na sua preparação.
A ansiedade prejudica os estudos, pois a falta de concentração e foco reduzem consideravelmente a produtividade durante a preparação. Além disso, o sono frequentemente é afetado quando presente um alto grau de ansiedade. E falta de sono é sinônimo de baixa qualidade nos estudos.
Então o que fazer? Como controlar essa ansiedade, que somente aumenta a medida que o exame se aproxima?

O primeiro passo é tentar manter a calma, e focar em seu cronograma de estudos. É importante conseguir entender que seguir fielmente o cronograma é alcançar o objetivo planejado, e a aprovação será uma consequência lógica.

Depois, existem algumas técnicas para controlar e amenizar os efeitos da ansiedade. A técnica que eu já utilizei, e teve um ótimo resultado, foi a MEDITAÇÃO. Sim, a meditação auxilia a baixar a frequência cardíaca, ajuda na concentração, e dá uma sensação de prazer que acaba por afastar a ansiedade que surge nessa reta final.
Conseguir meditar é muito mais simples do que se imagina. Pode ser que nas primeiras vezes você sinta um pouco de dificuldade, com a posição, com a respiração, com a concentração. Mas persista, reserve alguns minutos por dia, e quando você conseguir atingir um grau profundo de concentração, a recompensa valerá a pena.
Mas como devo proceder para meditar?

O site wikiHow elaborou um pequeno manual com ótimas dicas sobre como meditar. Clique aqui para acessar (http://pt.wikihow.com/Meditar-para-Iniciantes). Vou deixar os tópicos abaixo. Além disso, segue um ótimo vídeo com explicações práticas no final deste artigo. Assista o vídeo tentando acompanhar os passos.

Método 1 de 4: Comece Devagar
1 - Saiba por quê você quer meditar;
2 - Siga um programa básico e fácil de meditação para começar a sentir os benefícios dessa prática;

Método 2 de 4: Preparação
1 - É preciso uma mente alerta para tirar o máximo da meditação;
2 - Espere 2 horas após uma refeição completa ou 1 hora após um lanche ou uma bebida com cafeína antes de começar a meditar;
3 - Se você fuma, é melhor esperar por cerca de 30 minutos antes de meditar;
4 - Se puder, tire seus sapatos e afrouxe qualquer roupa apertada para que você se sinta confortável;

Método 3 de 4: Preparando o Lugar para a Meditação
1 - Procure um lugar quieto, onde você possa meditar em paz;
2 - Confira se todos os telefones estão desligados/desconectados ou no modo silencioso;
3 - Uma vela aromática, um buquê de flores, um incenso ou qualquer outra coisa que lhe agrade pode lhe dar uma mãozinha para criar todo um ambiente favorável na sua primeira meditação;
4 - Diminua a iluminação ou apague as luzes se for usar velas;
5 - Use uma cadeira com encosto reto para se sentar ou use algumas almofadas/travesseiros para apoiar suas costas e cabeça;

Método 4 de 4: Os Primeiros Passos
1 - Você precisa manter o foco durante a meditação - Tente controlar a sua respiração, inspirando e expirando vagarosamente;
2 - Aceite o fato de que manter a concentração no começo será difícil enquanto você for um iniciante;
3 - Não crie muitas expectativas;
4 - Continue praticando e não desista no meio do caminho;
5 - Procure meditar todos os dias;

 

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"Planejamento e disciplina formam a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações."