As matérias mais importantes para a 1ª fase da OAB ~ Recurso 2ª Fase OAB - Mapa do Direito
Recurso 2 fase OAB

Recurso 2 fase OAB - Mapa do Direito

27 outubro, 2014

Considerando a gigantesca quantidade de conteúdo cobrado nas 17 disciplinas que compõem a 1ª Fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, se faz necessário planejar quais matérias priorizar na preparação para a prova.
"As principais matérias são: Ética, Constitucional, Administrativo, Empresarial, Trabalho, Processo do Trabalho e Tributário"
Entretanto, para definir essas matérias a priorizar, é necessário analisar alguns fatores, conforme veremos a seguir.

- Ética Profissional
Sem dúvidas a matéria mais importante na 1ª fase, pois abrange um conteúdo pequeno, distribuídos em 10 questões, que geralmente são essenciais para a aprovação.
Portanto, prioridade máxima para Ética.

- Matéria escolhida para a 2ª fase
Constitucional, Administrativo, Penal, Civil, Empresarial, Trabalho, Tributário, são matérias importantes na 1ª fase, porém inviável estudar profundamente todo o seu conteúdo no curto tempo de preparação.

Assim, uma estratégia interessante é estudar com maior dedicação a matéria escolhida para a 2ª fase, pois, com a aprovação na 1ª fase, a preparação para a fase seguinte será facilitada, vez que já estará formada uma base de conhecimento sobre o assunto.

- Constitucional, Administrativo, Empresarial, Trabalho, Processo do Trabalho, Tributário
São matérias que, somadas, representam 33 questões da prova de 1ª fase, o que pode, em conjunto com Ética, levar à sua aprovação. Além disso, a grande vantagem em priorizar essas disciplinas é o tamanho reduzido do conteúdo, se comparadas com outras matérias como Direito Penal e Direito Civil.

- Mas o que fazer em relação a Civil e Penal?
Se a sua escolha para a 2ª fase foi uma dessas matérias, vale a pena priorizar o estudo delas, principalmente a parte processual. Caso contrário, as estude, mas dedique mais tempo às disciplinas acima.

- E quanto às outras disciplinas?
As matérias que contemplam poucas questões, como Filosofia, Consumidor, Internacional, também devem ser estudadas, porém em uma quantidade inferior às demais, principalmente se o tempo até a prova estiver encerrando.

- Conclusão
Quando estiver faltando 1 mês para a prova, vale a pena se dedicar às questões que vão garantir a sua aprovação na 1ª fase. Portanto, além de estudar o conteúdo da matéria escolhida para a 2ª fase, estude principalmente as seguintes matérias: Ética, Constitucional, Administrativo, Empresarial, Trabalho, Processo do Trabalho e Tributário.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Vamos alimentar a discussão!
Qual a sua opinião sobre esse assunto?

"Planejamento e disciplina formam a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações."